Victor Dias - Doctoralia.com.br

Dr Victor Dias

Dr. Victor Dias e a Medicina Integrativa

A Medicina Integrativa é uma abordagem médica orientada para a cura nos seus mais amplos significados, tendo como foco o cuidado do paciente como um todo – Mente, Corpo, Espírito. Esta é uma estratégia de fazer uma Medicina Diferenciada e Humanizada que preza pelo bom relacionamento Médico-Paciente. A Medicina Integrativa não é sinônimo de Medicina Alternativa ou Complementar, muito pelo contrário, ela não rejeita a Medicina Convencional e tampouco aceita tratamentos complementares sem um olhar crítico.

Entre suas diretrizes, focamos na importância do autocuidado, interdisciplinaridade, manejo do estresse, terapia corpo e mente, mudanças nos padrões dietéticos, introdução de suplementos alimentares/esportivos, medicamentos, fitoterápicos, recomendação da prática de atividades físicas e a utilização de Técnicas Orientais em adição ao uso das Terapias Convencionais. Nesta abordagem valorizamos o sincronismo entre o eixo psico-neuro-endocrino-imunologico, ou seja as conexões entre os sistemas psíquico, neurológico, endócrino e imunológico.

Abordagem

Cabe ao médico com abordagem integrativa, ter a consciência de que a sua prática reduz os custos e promove a saúde de três maneiras: (1) deslocando o foco do tratamento da doença para a promoção da saúde, por meio do cuidado com o estilo de vida, (2) enfatizando o potencial inato de recuperação do organismo, ou seja, estimulando a nossa própria capacidade de se curar; (3) oferecendo e popularizando tratamentos mais baratos cujos resultados são tão bons ou melhores que os remédios alopáticos e outras terapias convencionais.

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  • Meu favorito. ✍🏼Anota aí: água de coco, couve, salsão, chlorella, própolis, maçã, chia e gengibre 🙌🏽
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  • Meu pequeno estudioso 👨‍🏫 #paidopipo #paidemenino #pipo
  • Pra finalizar o dia com esse casal que amo @jussaracaires @valmirlopessouza 💪🏽💪🏽💪🏽
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  • #nofilter
  • Você sabia que a Sindrome da Fadiga Crônica não é uma doença atual? Temos centenas de trabalhos científicos publicados já na década de 80 e 90 por Schwartz e Fukuda et al.
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Foi a partir dos anos 2000 que uma nova visão sobre a sua etiopatogenia e abordagem ganhou notoriedade após incontáveis publicações do Dr. Michael Lam e Dr. James L. Wilson.
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A SFC é bem mais comum do que você possa imaginar -inclusive existe até um imunomudulador e antiretroviral ARN de cadeia dupla para seu tratamento desde 1980.
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O problema é que muitas vezes o diagnóstico desta patologia que atinge cerca de 5 milhões de americanos é negligenciado por falta de conhecimento, e as vezes ignorado por colegas desatualizados!
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#tbt palestra Teresina-PI.
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  • Dia de muito aprendizado aqui nesta terra linda - João Pessoa. Prometo voltar em breve!  Obrigado @infinitypharma @farmaciaroval. -
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  • Alô João Pessoa-PB to chegando!!!
Amanhã estarei aí junto com a @farmaciaroval e a @infinitypharma para trocarmos conhecimento...
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O tema da minha aula será sobre o que temos de mais atual na literatura científica sobre Síndrome da Fadiga Crônica. Até breve 😉
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  • Você tem buscado soluções e resultados ao invés de justificativas, explicações e culpados?Refletir sobre as lições da vida é sempre muito edificante...Aqui se planta, aqui se colhe. Reflita...Boa semana!!!
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  • Aqui está o que a ciência diz sobre levantamento de peso e a  saúde do coração.
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Um estudo publicado recentemente (março de 2019) na Medicine & Science in Sports & Exercise examinou os hábitos de exercício de quase 13.000 adultos (idade média de 47 anos) que não tinham doença cardiovascular.
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Aqueles que fizeram pelo menos uma hora por semana de treinamento com pesos (usando pesos livres ou aparelhos de musculação) tiveram um risco 40% a 70% menor de ataque cardíaco ou derrame em comparação com aqueles que não se exercitaram.
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Não importava se eles trabalhavam uma, duas ou três vezes por semana, desde que atingissem a marca da hora. Embora este estudo tenha mostrado apenas uma associação, outras pesquisas analisaram como o treinamento com pesos ajuda especificamente a saúde cardíaca. Uma razão possível é que reduz um tipo de gordura cardíaca ligada a doenças cardiovasculares.
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Cito também um estudo publicado em Julho deste ano pela JAMA Cardiology que recrutou 32 adultos obesos e sedentários, mas que não apresentavam doenças cardíacas, diabetes ou fibrilação atrial (um batimento cardíaco irregular que pode levar a coágulos sanguíneos, ataques cardíacos e derrame).
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Todos os participantes foram submetidos a uma ressonância magnética do coração e foram aleatoriamente designados para um programa de três meses de exercícios aeróbicos, musculação ou nenhum exercício. O programa de treinamento com pesos consistia em realizar de três a cinco séries de 10 exercícios, três vezes por semana.
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Comparado com o grupo sem exercício, aqueles nos grupos de aeróbica e musculação apresentaram menos gordura pericardica, 32%  contra 24%, respectivamente. No entanto, apenas aqueles no grupo de treinamento COM PESO (carga) apresentaram diminuição desta gordura que fica do lado de fora do saco cardíaco (chamado pericárdio). Segundo os referências ter menos gordura ao redor do coração está associado a um MENOR risco de doença cardíaca. 💪🏽
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👉🏽Fonte: Harvard Health 
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