Medicina Esportiva

O médico clinico atuante na área do esporte é um profissional  com olhar voltado para um dos pilares para  qualidade de vida –  atividade física. Além de profissional indicar qual o tipo de exercício mais adequado para cada indivíduo, sua preocupação também se estende para a prevenção de desconfortos, dores, ou demais doenças provenientes da interação com determinados esportes.

O médico é capacitado a atender atletas de alto desempenho, não atletas, indivíduos que queiram ingressar a um novo estilo de vida e pacientes com alto risco para desenvolver doenças relacionadas aos péssimos hábitos de vida (sedentários). Também cabe ao profissional, sugerir o tipo de atividade física, tendo como base o histórico do paciente e seu estado atual de saúde.

Para exercer em plenitude esta área de atuação, as consultas médicas são fracionadas em etapas. No primeiro contato, ainda de maneira investigativa, o paciente responde a um extenso questionário, que inclui higiene do sono, alergias, nutrição, uso de medicações diárias, mudanças comportamentais e queixas relacionadas a desequilíbrios hormonais como: diminuição da libido, dificuldade para uma ereção plena, alterações ginecológicas, aumento de retenção hídrica, estresse, entre outros… Após esta etapa o próximo objetivo é investigar e estudar uma gama de variações morfofuncionais de cada indivíduo, como por exemplo antropometria, biotipos ( mesomorfo, endomorfo, ectoformo), testes ergométricos, avaliação da composição corporal, taxa de metabolismo basal, entre outros.

Estatísticas da área de atuação:

De acordo com as estatísticas a nível de consultório, o interesse de maior procura pelo profissional incluem:

• Hipertrofia Muscular;
  • Redução do percentual de gordura (Emagrecimento);
  • Melhora da Performance Física;
  • Análise de composição corporal;
  • Introdução de novas práticas esportivas;
  • Orientações em suplementação esportivas;